quarta-feira, 9 de março de 2011

Matemática Básica

Introdução

 Objetivo desse trabalho é conceituar e exemplificar alguns  fundamentos da estatística.


População e Amostra

População: agrupamento de unidades individuais, que podem ser pessoas ou resultados experimentais, com uma ou mais características comuns, que se pretendem estudar. Exemplo: A população de um país.

Amostra: A definição de uma amostra envolve premissas que dizem respeito às características do evento estudado, dos fatores que exerçam influência sobre este evento e da análise que se pretenda fazer. Exemplo: 100 pessoas do bairro de capão redondo na cidade de São Paulo.


Indivíduo ou Objeto

Cada elemento que compõe a amostra ou população  tem o nome de Indivíduo ou Objeto. Exemplo: Uma pessoa da amostra de 150 pessoas  do bairro de Capão Redondo.
Variável Qualitativa e Quantitativa
Em estatítica uma variável é um atributo mensurável que tipicamente varia entre indivíduos.
  • Variável Quantitatitiva - São aquelas que são numericamente mensuráveis, por exemplo, a idade, a altura, o peso. Estas ainda se subdividem em:
    • Variável Quantitativa Continua: São aquelas que assumem valores dentro de um conjunto, tipicamente os númeos reais o exemplos, o peso ou a altura de uma pessoa.
    • Variável Quantitativa Discrecta: São aquelas que assumem valores dentro de um tempo finito ou enumerável, tipicamentenúmeros inteiros um exemplo é o número de filhos de uma pessoa.
  • Variável Qualitatitiva - São aquelas que se baseiam em qualidades e não podem ser mensuráveis numericamente. Estas ainda se subdividem em:
    • Variável Qualitativa Ordinal: São aquelas que podem ser colocadas em ordem, por exemplo, a classe social (A,B,C,D, ou E)e a variável "Peso" medida em 3 níveis (pouco pesados, pesados, muito pesados).
    • Variável Qualitatitiva Nominal: São aquelas que não podem ser hierarquizadas ou ordenadas, como a cor dos olhos, o local de nascimento


Freqüência Absoluta e Relativa

A Freqüência Absoluta de um valor da variável  é a quantidade de vezes que este valor aparece como dado da amostra.

A Freqüência Relativa corresponde à freqüência absoluta em percentual.


Histograma
Histograma é uma representação gráfica da distribuição de frequencias de uma massa de medições, normalmente um gráfico de barras verticais.

Setores

Gráfico de Setores. de setores pode ser utilizado tanto para variáveis  quantitativas como para variáveis qualitativas. Este gráfico também possui a peculiaridade de facilitar a visualização de resultados, especialmente quando se trata de porcentagens. Exemplo:

Porcentagem dos membros de uma comunidade que possuem o hábito de assistir o horário político televisivo.

Segmento


Usualmente construído para apresentar a importância relativa das proporções, com a disseminação das ferramentas de informática, passou a incluir as grandezas absolutas


Representação Gráfica: Pictograma


É um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos. Pictografia é a forma de escrita pela qual idéias são transmitidas através de desenhos. Suas origens na antiguidade são a escrita cuneiforme e dos hierogrifos.
Conclusão

Nesse estudo visamos apresentar alguns conceitos estatísticos com a finalidade de dirimir duvidas e fixar o conceito dos mesmos.

                                                                           Autora: Maíra Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela visita!