quarta-feira, 9 de março de 2011

História Econômica Geral

União Européia


Introdução
A História mostra que desde os tempos da pedra polida o homem procura se agrupar para melhor alcançar seus objetivos, se proteger bem como para atender suas necessidades. Nos tempos modernos temos a unificação para atender interesses econômicos como fundamento das relações entre e países.  A União Européia foi o resultado do processo de unificação de interesses entre os países do velho continente, perante o fortalecimento americano, canadense, mexicano, japonês e de alguns países asiáticos, indiano e brasileiro.

A Formação

A União Européia, antes conhecida como Comunidade Econômica Européia, é um bloco internacional constituído por 25 Estados-Membros, este nome veio através do Tratado da União Européia (Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta união já existindo desde a década de 1950. A União tem 03 sedes: Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo.
As principais conquistas da União Européia são: o mercado único europeu (ou seja, uma união aduaneira), uma moeda única (adotada por 12 dos 25 Estados membros) e políticas agrícolas, de pescas, comercial e de transportes comuns. A União Européia desenvolve também várias iniciativas para a coordenação das atividades judiciais e de defesa dos Estados Membros.
Na cronologia da consolidação da União Européia temos: O Tratado de Paris (1951), estabelecendo a Comunidade Européia do Carvão e do Aço, e o Tratado de Roma (1957), instituindo a Comunidade Econômica Européia e a Comunidade Européia da Energia Atômica, foi assinado por seis membros fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Depois disto, a UE levou a cabo cinco alargamentos sucessivos: em 1973, na Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; em 1981 na Grécia; em 1986 Espanha e Portugal; em 1995 na Áustria, Finlândia e Suécia; a 1 de Maio de 2004, República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta e Polônia.


Objetivos da União Européia
  • Promover a unidade política e econômica da Europa;
  • Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;
  • Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;
  • Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
  • Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;
  • Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.


Tratados

A atual União Européia fundamenta-se juridicamente em 4 Tratados:
1. Em Paris, a 18 de Abril de 1951, foi assinado o tratado que institui a comunidade européia do carvão e do aço (habitualmente designado por Tratado CECA). Este tratado caducou em 2001, dado que havia sido assinado por um período de 50 anos.
2. Em Roma, a 25 de Março de 1957, foram assinados os tratados que instituem a comunidade econômica européia (habitualmente designado por Tratado CEE ou por Tratado de Roma);
3. O tratado que institui a comunidade européia da energia atômica (habitualmente designado por Tratado EURATOM).
4. Em Maastricht, a 7 de Fevereiro de 1992, foi assinado o tratado que institui a união européia (habitualmente designado por Tratado da União Européia TUE ou por Tratado de Maastricht).

O Tratado da União Européia (TUE) criou uma nova entidade – a União Européia – que se funda nas Comunidades anteriormente existentes e que se mantêm. No âmbito da União, o TUE contém disposições relativas à política externa e de segurança, e à cooperação nos domínios da justiça e dos assuntos internos. Além disso, o TUE introduziu alterações na redação dos Tratados CECA, CEEA e, especialmente, do Tratado CEE. A anterior Comunidade Econômica Européia (CEE) passou a designar-se Comunidade Européia (CE).

A Moeda Única: O Euro
Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Européia adaptou uma única moeda. A partir de Janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adaptaram ao euro para livre circulação na chamada zona do euro.
Conclusão
O que hoje se denomina União Européia iniciou-se após a 2ª Guerra Mundial. O nosso continente necessitava de paz e de uma urgente Reconstrução. Alguns países da Europa uniram-se em organizações de Cooperação econômica e política. A primeira medida nesse sentido foi concretizada com a criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (C.E.C.A.) constituída em 1951. Este trabalho teve como objetivo levar-nos a conhecer a União Européia (U.E.), desde a sua formação até à atualidade, e os países que a constituem.

                                                                                Autora: Maíra Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela visita!