quarta-feira, 9 de março de 2011

Introdução às Ciências Sociais

Texto dissertativo sobre as Ciências Sociais

Introdução

A Ciência se desenvolveu, em parte, pela necessidade de um método de conhecimento e compreensão mais seguro e digno de confiança, do mundo ao nosso redor. Ornando-se necessário inventar uma abordagem do conhecimento, apta a permitir uma informação válida e fidedigna sobre fenômenos complexos, incluindo os fenômenos do próprio homem e dos seus comportamentos.

As Ciências Sociais é uma disciplina científica que estuda as origens, o desenvolvimento, a organização e o funcionamento da sociedade, analisando os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões, pesquisa costumes e hábitos e investiga relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. E de uma maneira teórica, ela desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das atividades humanas e interpretam problemas da sociedade, da política, da economia e da cultura.


Ciência

A ciência é uma forma de conhecimento que abordam diversos objetos existentes no mundo e se organiza de acordo com suas afinidades e relações em uma espécie de quadro geral. Ciência é um tipo de conhecimento que se ocupa com a explicação de fenômenos naturais, sendo divida em Ciências Naturais e Ciências Humanas, onde as Ciências Humanas são vista como Ciências da incerteza, vista como inferior ás Ciências Naturais.
As Ciências Naturais são Explicativas, relação de causa e efeito; já as Ciências Humanas são consideradas ciências do Espírito, pois são compreensivas e seu estudo leva em conta o contexto histórico inserindo valores que lhes dão conteúdo.

A função do quadro geral das Ciências é unificar e organizar as Ciências de determinado período histórico. As Ciências Naturais se dividem em Física, Química, Biologia, etc, e nela se estuda a natureza e os fenômenos naturais. As Ciências Humanas estudam o homem enquanto ser particular e ente ligado à sociedade, em todos os seus aspectos espirituais e sociais.
As Ciências Humanas se subdividem em Ciências não-sociais como a psicologia e Ciências Sociais que estudam o homem como ser social e individual e se dividem em Normativas, Econômicas, Históricas, etc.


As Ciências Sociais
As ciências sociais surgiram na Europa do século XIX, mas foi no século XX que as ciências sociais se desenvolveram. No meio-termo entre o academicismo e o militantismo, está a participação de Weber, para quem a ciência e a política são duas vocações distintas. Dentre os principais filósofos que mais contribuíram para o desenvolvimento das ciências sociais, destacam-se em decorrência das obras de Karl Marx, Emite Durkheim e Max Weber.
As Ciências Sociais estudam Direito, Ética e Moral, tem como objetivo descrever a realidade social com base em valores, onde não pode haver julgamentos, agindo com neutralidade.  Toda sociedade tem por base valores, sendo que não se pode separar sociedade e valor. As Ciências Sociais discutem paradigmas e conflitos, representativos de uma orientação filosófica dualista, sendo que seu esquema depende de uma idéia dualista da lógica, distinção entre o abstrato e o concreto, sensação e razão e realidade e subjetividade e objetividade. As ciências sociais se desenvolvem como tradição cultural e intelectual, refletindo e reelaborando sobre as experiências do passado, que iluminam e dão sentido às questões do dia.

O termo paradigma, inicialmente entendido como conjunto de regras aceitas consensualmente pela comunidade científica passou a ser entendida como protótipo de comportamentos socialmente aceitos. O desenvolvimento das Ciências Sociais sofreu verdadeira revolução com a teoria da relatividade, da
Física quântica e diferentes explicações do social, como evolucionismo, existencialismo, estruturalismo e todas as correntes de pensamento que marcaram o século XX. O cotidiano existencial, o indivíduo e o inconsciente vão-se incorporando aos debates científicos, estruturando diferentes linhas teóricas nas Ciências Sociais.

Disciplinas que compõem as ciências sociais
As ciências sociais estudam os diversos aspectos sociais da humanidade e toda a vida social de indivíduos e grupos humanos. Sendo composta pelas disciplinas Antropologia, Economia, Pedagogia, Geografia, História, Direito, Linguística, Ciências políticas, Psicologia, e Sociologia.
Antropologia estuda o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia cultural da Antropologia Biológica.
Economia  estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviço, e analisa as atividades humanas ligados á produção, circulação, distribuição e consumo de bens.
Pedagogia tem como objetivo a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.
A Geografia é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da dinâmica da natureza e da relação recíproca entre o homem e o meio ambiente, ou seja, é usada para se conhecer o espaço onde se vive e para planejar onde se viver.
História estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, analisa processos e eventos ocorridos no passado.
Direito estuda o sistema de normas que regulam as relações sociais, que são chamados de ciências do direito, a que os leigos se referem quando dizem "eu preciso estudar direito comercial para conseguir um bom emprego".
Lingüística é o estudo científico da linguagem verbal humana
Ciência Política estuda todos os sistemas políticos das organizações e os processos políticos. Envolve o estudo da estrutura e  processos do governo.
Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais como os sentimentos, pensamentos, razão e o comportamento humano. Estuda o indivíduo em sua particularidade.
Sociologia estuda a sociedade o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições, compreende as diferentes sociedades e culturas.
Administração, um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro, atividade que envolve a elaboração de planos.


Os autores e correntes teóricas

Um dos filósofos mais famoso é Aristóteles 384-322 que influenciou pensamentos europeus. Aluno de Platão e célebre filósofo, escreveu obras de direito, política e ética, e lançou as bases das ciências que conhecemos hoje.
Aristóteles reconhecia dois tipos de ciência, a Física e a Ética.

Os filósofos pré-socráticos, chamados de naturalistas por se preocuparem unicamente com a explicação dos fatos e fenômenos naturais, destacam-se: Anaxágoras 499-428 a. C.; Anaximandro de Mileto 610-547 a. C.; Anaxímenes de Mileto 588-524 a. C.; Demócrito 460-370 a. C.; Empédocles 490-435 a. C.; Heráclito 535-475 a. C.; Leucipo 490-420 a. C.; Parmênides de Eléia 540-470 a. C.; Pitágoras 580-500 a. C.; Tales de Mileto 624-546 a. C.; Xenófanes 576-480 a. C.; Zenão 490-430 a. C.

Sócrates 469 -399 a. C., mentor de Platão, afirmava que sua grande sabedoria era ter consciência de sua ignorância.

São Tomás de Aquino 1225-1274, que escreveu uma obra importantíssima entre 1265 e 1273.  Roger Bacon 1214-1294, franciscano inglês que assumiu posição contraria à Igreja.

O Renascimento, foi um período marcado por transformações na vida humana,teve como principais filósofos:Nicolau Copérnico 1473-1543; Tycho Brahe 1546-1601, Giordano Bruno 1548-1600; Galileu Galilei 1564-1642; Johannes Kepler 1571-1630; Isaac Newton 643-1727, se preocupando mais em no mundo natural, tentando explicá-lo com observações e experimentações.

O Positivismo tem como principal idealista Auguste Comte1798-1857, fundador da escola positivista, (Pai da Sociologia), criou uma religião onde os cientistas são os sacerdotes e cultua-se a humanidade. Comte é o criador do famoso dizer "Ordem e progresso", que para ele são valores essências.

François 1694-1778-Marie Arouet, dito Voltaire, o mais importante dos filósofos iluministas franceses. Suas idéias constituíram, ao lado das de Rousseau e de Montesquieu, o principal combustível intelectual da Revolução Francesa.

Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu 1689-1755, escritor e filósofo francês, conhecido pela teoria da separação das funções do poder político legislativo, executivo e judiciário.

Pensadores antipositivistas sustentavam a validade e autonomia das Ciências e Ciências Sociais diante das Ciências Naturais:
Edmud Husserl 1859-1938, um dos mais importantes filósofos alemão do século XX. Criou a fenomenologia, método de conhecimento da realidade por meio do qual os filósofos e os cientistas poderiam  compreender as coisas como são realmente.
Wilhelm Dilthey 1833-1911, notável filósofo historicista alemão que aprofundou na distinção entre explicações e compreensão.

Wilhelm Windelband 1848-1915, notável filósofo da história alemã. Ensina que a distinção primordial entre as ciências se dá pelos respectivos objetos de estudo.
Max Weber, sociólogo alemão- para ele as ciências CH e CS são verdadeiras e expressam um conhecimento compreensivo que, para ele, se relaciona a valores.

Filósofos da Relativismo:
Albert Einstein- 1879-1955- conhecimentos cientistas- relatividade 85-90-99.

Norberto Bobbio- 1909-2004- famoso cientista, político italiano, escritor de obras fundamentais de Direito e de Política, uma das mentes mais poderosas do século XX, também foi senador vitálico da Itália.

Jean-Jacques Rousseau-1712-1778- filósofo e escritor suíço. Autor de "O contrato social", ficou célebre devido às suas polêmicas com Voltaire e principalmente em razão de suas teses segundo as quais o homem nasce naturalmente bom, sendo a sociedade que o corrompe.

Maritz Schlick- 1882-1936- filósofo e físico que propôs e desenvolveu o sistema neopositivista.

Há também, filósofos e cientistas que participaram do Círculo de Viena que tinha como principais integrantes e colaboradores Philipp Frank (1884-1966); Herbert Feigl (1902-1988); Hans Hahn (1879-1934); Otto Neurat (1882-1945); Rudolf Canap (1891-1953); Alfred J. Ayer (1910-1989).

Intelectuais que mantiveram duradouras profícuas relações, mas que não pertenciam ao Círculo de Viena, como Hans Kelsen (1881-1973), Karl Popper
(1902-1994), Ludwing Wittgenstein (1889-1951), Bertranol Russell (1872-1970).



Acontecimentos e cenários das Ciências Sociais


As Ciências Sociais em seu longo percurso teve como principais  acontecimentos que a marcaram, como o Iluminismo um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas, correntes intelectuais e atitudes religiosas; o Positivismo, reação radical ao Transcendentalismo idealistas alemão e ao Romantismo, que é uma doutrina filosófica, sociológica e política;  o Neopositivismo que foi u movimento doutrinário do chamado Círculo de Viena que desenvolve a análise lógica da linguagem científica associando o enfoque empirístico do positivismo ao formalismo lógico-matemático; o Antipositivismo que é uma negação das principais idéias positivistas. Momentos históricos onde foram desenvolvidos pelos filósofos, pensadores e cientistas os principais ideais das Ciências Sociais. Houve também passagens que contribuíram para o desenvolvimento das Ciências Sociais, a Hermenêutica, como os juízos de valor, progressos científicos, doutrina de Comte, o Círculo de Viena e a globalização.


A contribuição das Ciências Sociais na contemporaneidade


A Ciência tem como principal objetivo permitir a compreensão, de que tudo o que acontece no mundo interfere na vida particular dos seres. E as Ciências Sociais que analisam a sociedade, facilitou estudos que são desenvolvidos hoje, os filósofos antigos criaram a base para que outros cientistas continuassem a desenvolver e aprofundar o estudo da sociedade humana.  

Na contemporaneidade as relações entre indivíduos sofrem mudanças aceleradas, sob a vigência de troca de valores, regendo-se os comportamentos por interesses próprios da sociedade de consumo, fazendo com que a
políade das instituições, mesmo em ritmo mais lento, acompanhe as determinações da sociedade pós- moderna. Perdendo a segurança da tradição, todos os seres humanos, submetendo-se à acelerada globalização, perdem referenciais, sem que disponham de tempo para escolha, adaptação e construção de novos vínculos psicológicos e afetivos em relação a pessoas, espaços e situações imprevisíveis.
Conclusão

Conclui-se que as Ciências Sociais descrevem a realidade social onde são discutidos paradigmas e conflitos. Teve como principais filósofos Aristóteles Sócrates, por exemplo. Esta ciência possibilitou grandes descobertas acerca da vida humana, ocasicionando um grande progresso na história das Ciências Sociais, que hoje são aceitas e tem a mesma importância das ciências naturais.

                                                                              Autora: Maíra Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela visita!