quarta-feira, 9 de março de 2011

Introdução a Economia

Oferta e Demanda

Introdução

 A economia é o campo da ciência que busca estudar e sistematizar  a solução da eterna equação entre  os recursos existentes e as necessidades da sociedade. Como recursos escassos podem atender a necessidade crescente e sem limite da sociedade. Centro dessa equação, temos duas leis que são fundamentais em todo e qualquer estudo do assunto ou planejamento econômico, são elas: a oferta x a demanda.

De acordo com os fatores que influenciam essas duas leis são tomadas as decisões tanto em níveis micro quanto em níveis macroeconômicos.

Nosso objetivo nesse breve estudo é demonstrar essa relação direta de causa e efeito, onde a alteração em um e/ou em mais fatores que compões essas leis  temos impacto direto no dia-a-dia do indivíduo.

A lei da Demanda


A teoria da Demanda  pressupõe  que,  diante das várias quantidade de bens ou serviços  que se encontram disponíveis os consumidores estão em  condições de adquirir , mediante  as variações de preços ao longo de um período definido, levando em consideração que todo e qualquer outro fator que possa influenciar  a demanda se mantenha constante, coeteris paribus.

São fatores que determinam a demanda de determinado bem (x), o preço do bem de referência, a capacidade financeira de consumir dos indivíduos, o preço dos bens correlatos ou substitutos, o desejo do individuo em adquirir o bem em questão, a necessidade do bem, moda, entre outros fatores.

A lei da Oferta

A teoria da oferta nada mais é que a quantidade que os vendedores tem capacidade de disponibilizar ao mercado consumidor de determinado bem ou serviço, em determinado período de tempo, considerando as oscilações de preço do bem em questão, mantendo as demais variáveis constantes, coeteris paribus.

Assim temos que os fatores que influenciam a oferta são: o preço do bem estudado, o preço dos recursos produtivos em questão, as condições climáticas, a tecnologia, o custo dos impostos diretos e indiretos, entre outros.


Resumidamente temos a seguinte relação, se o preço de um bem sobe a oferta aumenta; se o preço dele diminui,  sua quantidade ofertada também diminui.
O Caso da Redução do IPI Sobre a Linha Automotiva

Na formação de preços de um produto a carga tributária é fator preponderante no valor nominal do mesmo.

Com o mercado financeiro internacional em crise no final de 2008 e início de 2009, e com o risco de seqüelas ao mercado interno e a economia nacional, o governo brasileiro lançou mão de alguns artifícios fiscais e monetários para salvaguardar nossa economia.

Uma dessas medidas foi garantir um bom nível de consumo para bens da indústria automotiva, garantindo o nível de emprego e do fluxo de renda no segmento.
.
Para isso, adotou uma política fiscal de redução sobre o imposto sobre produtos industrializados sobre a frota de carros zero quilômetro, na linha de veículos populares.

Essa medida levou o veículo popular para o consumidor final a ter uma redução de 20% em média no seu preço final, o que proporcionou um aumento de 10% sobre o consumo pré-crise na categoria. Criando assim uma imunidade no mercado interno diante da crise mundial.
.
Conclusão

Assim, de acordo com nosso estudo um fator que influência a formação de preços, aumentou a demanda e ao mesmo tempo a oferta, pois garantiu uma política de bom rendimento para quem estava ofertando devido a redução tributária e consequentemente diminuição no custo de produção e ao mesmo tempo influenciou a demanda pois com a diminuição no valor final do bem houve uma resposta positiva na vontade de e condição do individuo consumir este bem.

                                                                  Autora: Maíra Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela visita!