quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Morte de Steve Jobs


Morte de Steve Jobs gera 4,5 milhões de tweets sobre o fundador da Apple



Na noite de quarta-feira (5), quando a Apple anunciou a morte de Steve Jobs, mais de 4,5 milhões de menções ao fundador da companhia americana de computadores e eletrônicos foram publicadas no Twitter nas primeiras 12 horas que sucederam o comunicado. As métricas são da MITI Inteligência, empresa com sede em Curitiba, que trabalha com análise de mercado desde 2001.

Segundo a empresa, as primeiras 12 horas que sucederam o anúncio de seu falecimento - que ocorreu por volta 20 horas -  foram postados mais de 4,5 milhões de tweets com o termo "Steve Jobs”. Foram criadas ainda inúmeras hashtags referentes ao assunto (como #RIPSteveJobs, #thankyousteve e #isad) que resultaram em quase um milhão de mensagens no microblog).

"Após sua morte, Jobs conseguiu causar uma comoção no mundo da tecnologia que ultrapassou os limites do mundo virtual", disse Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI.  

Os dados do site Topsy são semelhantes e apontam para um número elevado - 1 milhão de Tweets nas últimas 24 horas com o termo "Steve Jobs".

Segundo a MITI, a tag #iSad já passa de 62 mil publicações e as expressões #iThankYou, #iThankYouSteve e #ThankYouSteve somam quase 300 mil postagens no Twitter.

O perfil de Jobs não só combina com as redes sociais como sua visão é compartilhada por muitos dos usuários. Visto como revolucionário, empreendedor e inovador, ele é apontado como gênio na maioria dos tweets.

O CEO do Twitter, Dick Costolo, também fez uma homenagem a Jobs e postou em seu perfil a mensagem: "Raramente aparece alguém que não apenas eleva o nível, mas cria um padrão de medida completamente novo”, escreveu no post que passou de mais de mil tweets rapidamente, em menos de 12 horas.

No Facebook, a repercussão ficou por conta da publicação de Mark Zuckerberg, que chegou ao impressionante número de mais de 343 mail curtidas e foi compartilhado por mais de 24 mil usuários.

“Steve foi o gênio criador e executor das novas necessidades e desejos do homem contemporâneo mas, a questão agora é, como diria o imperador romano: ‘E como ele, que outro haverá?", disse Zuckerberg, fundador da rede social.

"O que mais chama a atenção na repercussão de sua morte é a comoção pública, antes reservada às estrelas de cinema e rockstars", observa Elizangela, que afirma que continuará monitorando os resultados para uma nova amostragem nos próximos dias.  



Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela visita!